Buscar
  • izza79

Orientações para a construção de ambiente de trabalho saudável


Promover um ambiente de trabalho saudável vai muito além dos aspectos do ambiente físico.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), "um ambiente de trabalho saudável é aquele em que os trabalhadores e gestores colaboram para um processo de melhoria contínua de proteção e promoção da segurança, saúde e bem-estar de todos os trabalhadores e para a sustentabilidade do ambiente de trabalho".

Esta definição demonstra que a compreensão de saúde ocupacional evoluiu para o entendimento de que, o ambiente de trabalho precisa ser visto cada vez mais como um espaço para a promoção da saúde do trabalhador, oportunizando atividades que melhorem a sua qualidade de vida, e não só de evitar doenças ou acidentes de trabalho.

O Modelo Global para Ambientes de Trabalho Saudáveis da OMS permite que empresas tenham algumas informações necessárias para que boas práticas sejam implementadas, além de permitir que gestores tomarem decisões baseadas em evidências.


Modelo Global para Ambientes de Trabalho Saudáveis da OMS

Entre elas, o ambiente psicossocial, as práticas de saúde individual, e o envolvimento da empresa com a comunidade devem ser fortemente considerados.

Para criar um ambiente de trabalho saudável, conforme preconiza o modelo da OMS (figura ao lado), a empresa precisa considerar as vias, ou áreas, de influência onde as ações possam ocorrer da melhor forma, bem como, os processos mais eficazes, pelos quais os empregadores e trabalhadores possam desenvolver ações conjuntas.

Esse são os principais elementos para a construção de um ambiente de trabalho saudável. Considerando que o tema precisa ser trabalhado de forma estratégica, baseado na ética e valores organizacionais, e envolver todas as partes interessadas, para que seja eficiente e sustentável.

#Saúdedotrabalhador #Ambientessaudáveis #Promoçãodasaúde #OrganizaçãoMundialdaSaúde

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo