Buscar
  • izza79

A saúde muito além da ausência da dor


O dia sete de abril é o dia Mundial da Saúde, e tem como objetivo a conscientização da população sobre a sua importância.

Neste ano a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) destaca a necessidade de acesso equitativo à atenção à saúde. Com cobertura universal à saúde, e com foco à atenção primária à saude (APS).

A atenção primária à saúde é a base para alcançarmos a saúde universal, mas para isso, os serviços precisam ser integrados e com qualidade, além de ter foco na promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento, cura e reabilitação.

Mas a OMS (Organização Nacional de Saúde) estima que um terço da população não tenha acesso aos cuidados de saúde.

Os cuidados à saúde envolvem também o acesso à educação, alimentação saudável, moradia, algum tipo de proteção financeira, água potável e segura, ambientes seguros, entre outros determinantes de saúde.

O conceito de saúde integral envolve a condição de saúde dos indivíduos no sentido amplo e ativo. Considerando aspectos como uma boa nutrição, atividade física e ausência de dor; espiritual; saúde mental, relacionamentos interpessoais, familiares e sociais saudáveis e respeitosos, controle do estresse; condições seguras e saudáveis de trabalho e moradia, acesso à serviços de saúde universais, integrais e equitativos; consciência da importância da aprendizagem constante e participação ativa na construção de uma sociedade melhor.

Ultrapassa a compreensão de saúde como ausência de doenças ou mesmo de completo estado de bem-estar físico, psicológico e social e evolui para um processo social de busca por equilíbrio, caracterizado pelas relações dos homens com a natureza (meio ambiente, espaço, território) e com outros homens (através do trabalho e das relações sociais, culturais e políticas) num determinado espaço geográfico e num determinado tempo histórico.

E é exatamente nesse processo social que cada vez mais é necessária uma ampla articulação, envolvendo políticas públicas e ações integradas, com soluções ampliadas e que envolvam a promoção de ambientes saudáveis e seguros, educação em todas as faixas etárias e mudança de estilo de vida das pessoas.

Um fator de sucesso, para que possamos obter bons resultados, é a contribuição de todos com a promoção da sua própria saúde e a dos demais, principalmente com aqueles mais vulneráveis. Modificando favoravelmente os ambientes em que vivem e se relacionam, tornando-os saudáveis e mais produtivos.

Neste aspecto é importante também políticas e programas que contribuam com a ampliação do acesso e qualidade dos serviços de saúde.

Isso significa também envolver as empresas e os trabalhadores neste esforço que, para ser efetivo, não deve ficar limitado aos serviços de saúde. Construir ambientes favoráveis ao desenvolvimento humano, como uma causa compartilhada, é imprescindível, tanto no que se refere aos seus desafios, quanto aos seus benefícios.

#Estilodevidasaudável #Promoçãodasaúde #OrganizaçãoMundialdaSaúde #Determinantessociaisdasaúde #Educaçãoemsaúde #SaúdeParaTodos #HealthForAll #SaludParaTodos

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo